Começamos citando a bíblia:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. “Mateus 11:28-30
 
“Os meninos em Israel começavam a estudar a Torá aos 6 anos. A Torá era a lei de Moisés,o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia! “Gênesis, Êxodo, Levítico, números e Deuteronômio. Aos 10 anos, ao final do primeiro ciclo de estudos chamado Beit Sefer, esses meninos já haviam decorado a Torá. A partir daí alguns voltavam para casa e aprendiam o ofício da família, mas os que se destacavam continuavam num segundo estágio, o Beit Talmud.
Os que haviam sido selecionados para dar seguimento aos seus estudos, aos 14 anos já sabiam de cor todas as Escrituras: além da Torah (a Lei de Moisés, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco), também os livros históricos, de sabedoria e todos os profetas.
Com essa idade eram também iniciados na tradição oral, a sabedoria dos rabinos acumulada ao longo da história de Israel, e passavam a discutir as interpretações e aplocações da Lei de Moisés.
Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado.
Esses meninos extraordinários eram chamados Talmidim, plural da palavra hebraica Talmid, que no novo Testamento traduz como discípulo.
Os rabinos daquela época se distinguiam na maneira de interpretar e ensinar como aplicar a Lei de Moisés.
Cada rabino possui seu conjunto de regras e interpretações. Por exemplo, discutiam o que poderia ou não ser feito para guardar o shabat.
Esse conjunto de regras e interpretações era chamado de “o jugo do rabino”. Hillel e Shamai, por exemplo, eram dois rabinos famosos no tempo de Jesus.
É neste contexto que Jesus diz que também tem um julgo, uma forma de interpretar a Torá. Tem uma forma de dizer qual é a vontade de Deus e o que Ele deseja de nós.
Mas Jesus é diferente dos rabinos da sua época e ele faz um convite a todos e não só apenas aos extraordinários. jesus convida pessoas como eu e você para sermos seus talmdim.

Fonte: ED RENÉ KIVITZ – do livro “Talmidim

www.acheinabiblia.com.br