ORIENTAÇÕES SOBRE ORAÇÃO
UM GUIA PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO ORAR (( Leia o Texto e Assista o Vídeo ))
PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO ORAR
Mesmo que você saiba a importância da oração, talvez não esteja conseguindo orar. Então, deixe-me tentar ajudá-lo. Eis algumas considerações:
1º) Você precisa entender a real importância da prática da oração
2º) Você precisa admitir sua falha, sua deficiência e assumir uma postura de insatisfação com isso e um desejo sincero de mudar
3º) Você precisa de uma orientação, um guia que te ajude a disciplinar a prática da oração.
Então vamos lá, vou comentar sobre esses 3 pontos:
1º) Você precisa entender a real importância da prática da oração
-
2Ch 7:14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
-
Jer 29:13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
-
Mat 7:7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
-
Jesus disse: “sem mim nada podeis fazer” Jo 15.5
-
Então, Por quê você não tem orado? Me refiro a um tempo de qualidade para oração. Talvez você continue orando quando levanta, antes das refeições, antes de dormir e quando vai na igreja. Isso é bom, mas é só o básico; você tem que ir além disso, precisa ter um tempo de dedicação pessoal em oração, um tempo de intimidade com Deus.
-
Vou simplificar: Oração e leitura bíblica são alimentos espirituais, se você não se alimentar, vai acabar ficando desnutrido, fraco, vulnerável, infeliz,…
-
Oração é falar com Deus, então, se você acredita nele, se você o ama, precisa falar com ele, precisa orar! Como você pode dizer que gosta de alguém e não conversar com ela?
2º) Você precisa admitir sua falha, sua deficiência e assumir uma postura de insatisfação com isso e um desejo sincero de mudar
-
Por quê você não tem orado? Seria por falta de tempo … por causa de um momento difícil que está passando … ??
-
Você precisa admitir sua falha, não temos desculpas aceitáveis para isso.
-
Senhor, eu errei, eu tenho sido falho no zelo da minha comunhão contigo … eu não tenho orado, não tenho lido a Bíblia, não tenho ido na igreja, não tenho servido ao Senhor, tenho cometido o pecado tal, tal e tal.
-
Veja, você não tem esconder de Deus. Se deseja crescer espiritualmente, tem que começar se humilhando. Tg 4:6 Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
3º) Você precisa de uma orientação, um guia prático que te ajude a disciplinar sua prática de oração.
-
Vou te passar um pequeno guia de oração
-
Reserve um horário e local para esse momento especial de oração = garanta que possa ficar em oração sem ser interrompido ou distraído.
-
Limpe sua mente, seus pensamentos = é muito comum, nos momentos de oração, ficarmos pensando em outras coisas; é tanto pensamento que vem, que ficamos mais pensando e imaginando situações do que propriamente orando (a boca fala algo e o pensamento está longe) → Isso precisa ser evitado!!!
-
Se você sofre com isso, faça o seguinte: tenha perto de você uma Bíblia e um papel e caneta. Mescle a oração com a leitura bíblica e a medida que for vindo pensamentos de situações que tem que resolver, ou ideias … você anota isso no papel para resolver depois, e diga para sua mente: não vou pensar nisso agora, já anotei, vou ver depois. Assim, você vai esvaziando a mente.
-
Se seu caso for a dos ditos “pensamentos sabotadores”, aqueles pensamentos pessimistas do tipo “ah, não adianta orar”, “ah, aquele negócio vai dar errado”, “ah, isso e aquilo” → rebata dizendo: “eu creio em Deus e ele é quem cuida de mim”, “agora eu vou orar ao meu Senhor”.
-
-
Os passos a seguir podem ser alterados ou intercalados (não é uma regra):
-
CONTRIÇÃO = confesse seus pecados nominalmente (confessar é falar quais são, ou seja, fale pra Deus quais foram os pecados que você cometeu), se arrependa deles e peça o perdão em nome de Jesus. 1Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
-
Quero deixar aqui uma exortação muito séria: Se você estiver em pecado, Deus não ouvirá sua oração = Is 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Isa 59:2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
-
Mc 11:25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mar 11:26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]
-
-
LOUVOR = Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! Salmos 103:2 → cante ao Senhor, um canção ou trechos que te levem a essa expressão particular. Adore ao Senhor com frases: “Só tu é o Senhor, criador dos céus e da terra”, “Tu és maravilhoso”, “Grande é o Senhor e mui digno de louvor”, … “meu pai eterno, eu te amo”
-
REAFIRMAÇÃO DA FÉ = isso é bom, diga ao Senhor e a si mesmo, que você O ama, que acredita nele, que acredita na Bíblia, que quer viver para ele, …
-
PETIÇÃO = pedir demonstra que: 1º) Você acredita em Deus, por isso é que está pedindo; 2º) que depende dele, senão buscaria outros meios. Então, faça seus pedidos, peça por você e sua família, por saúde, proteção, provisão das necessidades, sabedoria, fé, … pelas questões específicas que está passando …
-
INTERCESSÃO = agora é hora de orar pelos outros: Ore por sua igreja, seus líderes, pelos missionários,… ore pela cidade, pelo país, … ore por aqueles que estão sofrendo, … peça a Deus que te mostre pelo que você deve interceder.
-
MISSÃO = Deus te salvou e tem cuidado de você. Ele preparou um paraíso para você viver eternamente depois que morrer, mas enquanto isso, você é um servo dele aqui, e tem uma missão a cumprir. Então, se disponha nas mãos do Senhor: “Eis-me aqui Senhor, usa-me”. Peça a Deus para te mostrar o que deve fazer, peça para te capacitar para evangelizar, para servir na igreja, etc.
-
FINALIZANDO = “Em nome de Jesus”, significa que estamos fazendo algo nos méritos de Jesus.
-
FAÇA DA ORAÇÃO UM HÁBITO
-
Ore em sua casa sozinho e com sua família
-
Ore no seu trabalho, na sua escola, enquanto dirige, …
-
Frequente as Reuniões de Oração da sua igreja
-
Vá ao encontro das pessoas e ore por elas, é muito bom quando alguém espontaneamente ora conosco.
-
Que Deus te abençoe.
Rev. Vagner Pereira dos Santos
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Franca
out/2018