VOCÊ TAMBÉM QUER ABANDONAR JESUS?

À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6.66-68)

Não basta apenas você acreditar em Deus, em Jesus. Crer pressupõe obedecer! É muito mais do que apenas um assentimento intelectual ou um impulso de fé que mais parece pensamento positivo. É mais do que gestos esporádicos de ação social ou atos de bondade feitos na maioria das vezes para expurgar o peso da consciência.

No episódio do texto citado acima, Jesus vinha pregando e ensinando sobre o correto modo de vida que agrada a Deus; é a ética do Reino anunciada por Jesus. Ao ouvir isso, o povo exclama: esse seu discurso, esse seu ensino é muito duro! Quem poderá suportá-lo? (v.60). E no v.66 lemos o relato de que muitos realmente o abandonaram, ou seja, deixaram de ser seus seguidores, seus discípulos.

Entenda que ser Discípulo de Jesus é ser seu seguidor, é imitá-lo, é viver como ele viveu, é fazer o que ele orienta. Bom, aí é que entra o conflito, é nesse ponto que naquela época muitos desistiram, porque não queriam abandonar o seu estilo de vida atual para adotar o estilo que Jesus estava propondo. Situação familiar, não? Sim, hojê é da mesma forma, Jesus continua dividindo opiniões, alguns aceitam seu chamado outros não. Alguns até começam a caminhada do Discipulado mas não suportam as tentações deste mundo, preferem o pecado ao invés da santidade.

Ao ser confrontado, Pedro responde algo bem legal a Jesus. Ele diz: Senhor, não podemos te abandonar, afinal é o Senhor que tem as Palavras de Vida Eterna. Essa percepção faz toda a diferença. É quando entendemos que é melhor se envolver com as coisas de Deus do que com as do mundo. É entender que o pecado até pode trazer satisfação, mas que ela é passageira, por outro lado, a dedicação com discípulo que segue o Mestre Jesus trará a maior de todas as recompensas: a vida eterna!

Então, o que você fará deste Jesus chamado Cristo? Quer seu discípulo ou não?